AT em contacto – Notificação

Sharing is caring!

Se recebeu um mail com este assunto, o mais normal é que seja uma tentativa para o enganar. Cuidado!

A cibersegurança tornou-se numa preocupação crescente devido ao aumento da atividade criminosa online, uma das tácticas utilizadas pelos cibercriminosos, nos últimos tempos é o phishing, uma forma de fraude de cibercrime que visa enganar as vítimas para obter informações confidenciais ou instalar malware nos seus dispositivos.

Portugal tem visto recentemente o aumento do esquema do envio de uma mensagem de phishing, alegando ser uma notificação oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Um Esquema de Phishing Mal Disfarçado

Este esquema de phishing usa um assunto que leva qualquer contribuinte a ler com cuidado e entrar em modo de alerta, urgencia: “AT em contacto – Notificação”, para obrigar o destinatário a abrir a mensagem com alguma urgência. Atenção, por vezes, o mail do remetente é cuidadosamente fabricado para parecer legítimo, muitas vezes apenas com uma pequena variação do mail oficial da AT. Dentro da mensagem, os cibercriminosos incluem links falsos que, quando clicados, redirecionam as vítimas para websites maliciosos projetados para roubar informações pessoais ou instalar malware.

As Bandeiras Vermelhas

Se analizarmos bem, existem várias bandeiras vermelhas que podem ajudar os utilizadores a identificar estas mensagens de phishing. A primeira é o assunto é sempre um assunto alarmante e os remetentes são suspeitos, uma leitura mais atenta provavelmente vai encontrar uma mensagem com erros ortográficos e gramaticais, pois estas mensagens são frequentemente criados por indivíduos cuja língua materna não é o português. Outra nota importante, a AT nunca solicita informações sensíveis, como números de cartão de crédito, senhas ou Números de Identificação Fiscal (NIF) por mail.

Proteção Contra Ameaças de Phishing

Para se proteger contra estas ameaças, é crucial nunca cair na tentação de clicar ou visitar os links propostos nestas mensagens ou abrir anexos das mensagens suspeitas. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade de uma mensagem de mail que recebeu, é recomendado entrar em contato diretamente com a AT através de canais oficiais, como o site oficial ou um número de telefone de suporte. Sem clicar em links, use o seu motor de busca de confiança ou escreva directamente na barra de endereços do seu browser.
Qualquer mensagem suspeita deve ser relatado à AT e, em seguida, excluído da caixa de entrada.

A actividade criminosa online continua a crescer e a evoluir, assim, é fundamental que os cidadãos portugueses permaneçam vigilantes contra esquemas de phishing sofisticados. Informe e divulgue as táticas comuns usadas pelos cibercriminosos e procure saber quais as precauções adequadas. É possível proteger informações pessoais e financeiras valiosas contra esses ataques. A educação e a conscientização são as chaves para garantir a segurança online. Ajude os mais velhos e os mais novos a estarem informados e a assim ficarem um passo à frente dos cibercriminosos.

Sharing is caring!

Deixe um comentário