Quando um Domínio .com Caduca e Não é Renovado? Descubra o Que Fazer!

Partilhar é ajudar!

Qualquer projecto na Internet, começa com um registo de domínio. Um Website. Um sonho. Mas nem sempre a realidade acompanha o sonho. Projectos de sucesso crescem e o registo de domínio é uma das bases sólidas do edifício que ergue o projecto online, seja um negócio online ou uma paixão, o sucesso online cria as necessidades e as preocupações para manter o projecto online, mas nem todos os projectos alcançam o sucesso do dia para a noite, é necessário trabalho e tempo. Esse período pode por vezes adormecer as prioridades e perder a noção da necessidade de manter o projecto online.
Se é proprietário de um domínio .com, certamente entende a importância de manter o registo atualizado. No entanto, por vezes, a renovação pode escapar ao radar ou ocorrerem outras circunstâncias imprevistas que levam à caducidade do registo de domínio. O que acontece quando um registo de domínio .com caduca e não é renovado?

Período de Carência

Após a data de caducidade, muitos registrars oferecem um período de carência. Durante esse tempo, o titular do domínio ainda tem a oportunidade de renová-lo sem incorrer em taxas adicionais. Este período, que pode variar entre 30 a 45 dias, é uma janela de oportunidade para resolver a situação sem complicações. Aproveite este período para regularizar e renovar o registo de domínio.

Período de Resgate

Se o domínio não foi renovado durante o período anterior, o período de carência, entra num período de resgate, durante este período, o registo de domínio fica bloqueado e geralmente implica o pagamento de um taxa adicional para ser recuperado, a taxa de restauro manual. É importante estar ciente de que este período pode durar 30 a 60 dias, por isso é muito importante agir rapidamente para evitar custos adicionais e a real possibilidade de perder o registo de domínio para sempre.
Leilão ou Libertaç Pública
Depois do período de carência e do período de resgate, o domínio não foi renovado, o registrar reserva-se no direito a duas situações; pode colocar o registo de domínio num leilão ou libertar o nome para registro público. Neste momento, qualquer pessoa interessada no nome de domínio pode tentar registar o domínio. Se falhou os períodos anteriores para recuperar o domínio, é importante estar atento a este processo, pois pode oferecer uma terceira e última oportunidade para adquirir o registo de domínio, no entanto vai envolver a concorrência de outros interessados. A probabilidade de conseguir reter o domínio é mínima

Serviços de Backorder

Para os mais previdentes, existem serviços de backorder disponíveis. Estes serviços permitem que os interessados paguem para tentar registrar automaticamente um domínio assim que ele expirar e estiver disponível para o mercado. Esta pode ser uma estratégia eficaz para garantir que não perde a oportunidade de adquirir um domínio valioso.

Renovar é a Chave

Em resumo, o ideal é estar sempre atento aos pedidos de renovação do seu registrar e renovar o domínio antes da sua caducidade. Quando um domínio .com caduca e não é renovado, tem 30 a 45 dias do período de carência que pode renovar o seu registo. Depois deste período de carência, mesmo que não tenha renovado até aqui o registo de domínio, tem mais 30 a 60 dias para recuperar o domínio no período de resgate, pagando uma taxa de restauro manual. Depois de terminar o período de resgate, as suas possibilidades de conseguir manter o registo de domínio diminuem bastante.

Partilhar é ajudar!

Deixe um comentário