Como é que a internet funciona?

Sharing is caring!

A internet é uma rede global de computadores interligados que permitem a troca de informação e comunicação em tempo real. Para que isto aconteça, existem várias tecnologias envolvidas, como o protocolo TCP/IP, que define como os dados são transmitidos através da rede.

Quando digitamos um endereço web no nosso navegador, o nosso computador envia um pedido para o servidor web onde o site está alojado. Esse servidor recebe o pedido e devolve a informação solicitada ao nosso computador. Isto acontece através do protocolo HTTP, que é utilizado para transferir dados entre o servidor web e o nosso navegador.

Mas como é que os dados são transmitidos através da rede? Aqui entram em ação os routers e os switches, que encaminham os dados de um computador para outro até chegarem ao destino final. Estes equipamentos utilizam o protocolo de roteamento para determinar a melhor rota para os dados viajarem.

Para que tudo isto funcione corretamente, é necessário que haja um conjunto de regras e padrões que todos os equipamentos e softwares utilizem. Essas regras são definidas por organismos internacionais, como o IETF e o W3C, que criam os padrões técnicos utilizados na internet.

E assim, é desta forma complexa mas organizada que a internet funciona. Através de uma série de tecnologias e padrões, permitimos que milhões de pessoas em todo o mundo possam comunicar e trocar informações instantaneamente.

Como li algures: “A internet é uma máquina feita de pessoas. Não é uma entidade fria e inanimada, mas sim uma rede de indivíduos humanos”. Lembremo-nos sempre disto ao utilizarmos esta maravilhosa ferramenta que a tecnologia nos proporcionou.

CCBot/2.0 (https://commoncrawl.org/faq/)

Sharing is caring!

Deixe um comentário